“NOTA PÚBLICA
O SINDECS vem a público esclarecer que está há anos lutando para que a atividade de DJ e Produtor DJ seja reconhecida como PROFISSÃO.
É uma luta pelo RECONHECIMENTO da existência da atividade de DJ e Produtor DJ junto ao Ministério do Trabalho e demais órgãos federais e instituições privadas.
As outras questões TODAS de regulamentação da atividade cada Sindicato vai resolver com os DJ’s da sua região através de assembléias públicas realizadas com os membros da categoria.
COM RELAÇÃO AO CURSO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
Diferentemente das críticas que circulam na internet, a necessidade de normatização dos cursos e a obrigação de DRT profissional para o exercício legal da atividade não são exigência do SINDECS.
A DRT de profissional para o exercício da atividade está ligada diretamente ao Ministério do Trabalho e Emprego e aos outros órgãos federais com os quais o trabalhador brasileiro se relaciona através de programas sociais como seguro desemprego, FGTS etc etc.
Na prática sabemos que o fato do indivíduo saber operar um mixer, um cd ou até mesmo um dispositivo mais sofisticado como um software de computador não faz dele um DJ. Isto é óbvio para quem está no mercado há tempos.
Mas ao mesmo tempo apoiamos a necessidade de normatizar os cursos existentes a fim de validar um programa nacional que capacite tecnicamente, culturalmente e musicalmente os novos indivíduos interessados em ingressar neste mercado de trabalho.
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
A regulamentação da profissão DJ seguirá o modelo praticado em outras atividades profissionais que foram regulamentadas no passado.
A jurisprudência garante ao profissional que já exercia a atividade de DJ obter sua DRT sem a necessidade de curso profissionalizante.
ENCERRAMENTO
Assim sendo, com relação ao propósito da existência do Sindicato dos DJ’s, é preciso muita cautela e responsabilidade por parte de quem critica a necessidade da organização e dos critérios de avaliação da capacitação do aspirante a profissional.
Vivemos numa Democracia.
Mas viver a Democracia conscientemente é ajudar a tomar decisões. E isto requer participação. Não é simples e nem fácil como apenas emitir opiniões.
Convidamos todos os DJ’s e Produtores DJ’s para que saiam da posição conveniente de criticar e venham ajudar a construir esta história.
A NOSSA HISTÓRIA!”
Siga o Sindecs no Twitter e saiba mais.
Aliás, falta de divulgar ou o que para ter apenas 154 pessoas (hoje) seguindo o mesmo ? Seguir (como chamamos no Twitter) não quer dizer que você seja contra ou a favor, mas sei lá, pensando de outra maneira aqui, é fácil perceber que muitas pessoas só dão valor quando perdem ou quando algo se torna legal, obrigatório ou de sucesso… Tantas perguntas, tantas dúvidas, tanta “falação”, tanto “achismo” para esse resultado ? Essa “procura” ? Obviamente, há muito o que se fazer, pensar, discutir, consertar, somar, no entanto, é necessário que haja uma base (alicerce) que o Sindecs está realizando através de sua diretoria e conselheiros até que ocorra a sanção e possamos saber realmente o que de fato é, como é, onde é, etc. Para colaborar, o DJ Alex Hunt fez uma entrevista informal com o DJ Tibor, que é o Vice Presidente do Sindecs. Uma coisa antes de mostrar os vídeos: Se você, amador ou profissional do segmento que NÃO conhece ou nunca ouviu falar do Tibor, então tem duas boas opções. A primeira, é que se atualize -que significa muitas vezes dar passos para trás para poder dar um para frente-. A segunda, é que da mesma forma que percebemos algumas pessoas dizerem que o Sindicato está vivendo o seu “mundinho”, digo: Saia do seu e participe para impor as coisas que você gostaria para TODOS, não para você.
Reproduzido "NA INTEGRA" - Fonte site Djban
MINHA OPINIÃO:
Como profissional do ramo terei que me filiar ao sindicato e me adaptar às regras que foram criadas por "algumas" pessoas.
Posso estar enganado, mas como já é de costume no BRAZIL com "Z", as pessoas que criam regras nem sempre terão a necessidade de fazer uso delas.
Espero que as normas que foram ou que ainda serão criadas me torno dessa lei, sirvam para ajudar de forma efetiva e eficiente os profissionais da discotecagem, pois na ESMAGADORA maioria das vezes, uma lei é criada para atender aos interesses de X ou Y e o restante do alfabeto que se adapte se quiser...para não dizer outra coisa...kkk
Dj Marcos Silva
Fantastica visao de mercado dj, e pela forma impar e seriedade com a qual esse blog trata a profissao DJ. Big Respect, e contem com meu apoio para o que precisarem por menor que seja!!!
ResponderExcluirHunt
Grande Alex Hunt.
ResponderExcluirValeu pela moral e pela visita...
Tento apenas ser o mais imparcial possivel e agradeço mesmo.
Sucesso Man!!
grande alex, marcos.muito bom essa regulamentação, nomeu caso estudo ciencia da computaçao e trabalho na area de tecnologia.mas com essa regulamentação posso te pensar em serguir a carreira de dj, sem medo de ser remunerado,como ate hoje ainda faço por hoby.e por amor.
ResponderExcluirabraço a todos.